Skip to content

A imagem mostra o projeto de uma residência em software 3D. A casa é vista pela lateral, é branca e tem dois andares. Pode-se ver uma escadaria no canto direito e, ao seu lado, um elevador . Algumas imagens de pessoas foram adicionadas à maquete para mostrar como seria a utilização do espaço. À frente da imagem há um bloco laranja com o texto em branco, escrito "Uma casa para a vida toda". Abaixo, um retângulo branco com o texto em preto escrito "Dúvidas sobre residências acessíveis e como projetar este espaço do zero." Nas laterais, formas em laranja que simulam a superfície de piso tátil.

O sonho da casa própria é um dos mais presentes na vida dos brasileiros. Sua conquista é um momento de realização pessoal, onde a concretização deste sonho faz com que pensemos em todos os momentos felizes que aquele espaço irá proporcionar.

É comum que pensemos nos bons momentos que iremos passar com quem amamos, no entanto, normalmente não pensamos na forma como nossos pais, filhos e até nós mesmos vamos usar os espaços ao longo da vida, já que tendem a ser utilizados por anos a fio, até mesmo por uma vida inteira.

Para que o passar dos anos seja leve e com o menor aborrecimento possível, é preciso que a casa seja pensada e preparada para receber a todos os seus moradores.  Por isso, residências acessíveis são ótimas alternativas para que todos possam usufruir dos espaços por toda a vida com mais autonomia, liberdade e, acima de tudo, conforto.

Com uma expectativa de vida do brasileiro cada vez mais alta, é necessário pensar os ambientes para que possam ser utilizados por esta parcela cada vez maior da população. Além disso, os últimos meses têm nos mostrado que, por mais que possamos planejar nossa vida e rotina, há mudanças que não podemos prever e que impactam significativamente a forma com que vivemos e nos relacionamos com as pessoas e com os espaços.

Quais as vantagens de um imóvel acessível em relação ao imóvel tradicional?

Questões relacionadas à saúde, mudanças no ritmo de vida, a chegada de novos membros na família e até mesmo nosso envelhecimento alteram a forma com que utilizamos os espaços e podem exigir grandes reformas e mudanças no imóvel caso os espaços não sejam propícios a adaptações.

A grande vantagem das residências acessíveis ou adaptáveis em relação aos imóveis tradicionais é a de não precisarem ser feitas grandes reformas estruturais, nem mesmo trocar o imóvel quando ocorrerem quaisquer dessas situações, sejam elas previsíveis – como o envelhecimento, por exemplo – ou imprevisíveis – como questões de saúde, mudanças no ritmo de vida, etc. Isso implica uma economia a longo prazo, já que reformas estruturais ou trocas de imóveis demandam um gasto consideravelmente elevado, e os espaços adaptáveis, por possuírem uma estrutura que possibilita as adequações, necessitam apenas de pequenas reformas.

Além disso, há uma maior qualidade dos espaços: casas acessíveis têm espaços mais amplos para possibilitar a circulação sem obstruções e, consequentemente, espaços mais confortáveis. 

Por ser uma decisão que demanda bastante tempo e pesquisa, é comum que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre como decidir pelo melhor imóvel para passarem suas vidas. Com os espaços acessíveis ou adaptáveis não é diferente. Por isso, separamos algumas dúvidas muito comuns que recebemos no Studio Universalis.

“Ouvi dizer que o projeto de uma casa acessível é muito mais caro do que um imóvel tradicional. É verdade?”

Uma concepção muito comum – e incorreta – é de que projetos arquitetônicos que envolvam a acessibilidade tenham um custo muito mais elevado do que os projetos tradicionais.

A estimativa para os projetos acessíveis é de que custem apenas 2% a mais do que os que não levam em conta estas questões. Este custo imediato é muito baixo se comparado aos benefícios, tanto nas questões de reformas quanto no conforto proporcionado. A economia a longo prazo se dá em relação ao envelhecimento, mudança de hábitos e questões relacionadas à saúde – a vida é dinâmica e projetos acessíveis permitem um bom planejamento e adaptação a todas essas mudanças, pois não se torna necessário gastos com reformas estruturais, apenas manutenção.

Além disso, quando você faz o projeto residencial há uma grande possibilidade de negociação dos materiais com os fornecedores, com opções de preço muito mais interessantes pelo volume de materiais. Por exemplo, se você deseja que todas as portas de sua residência tenham 80 cm de largura, como recomenda a norma regulamentadora para espaços acessíveis, você consegue maiores descontos por negociá-las em grande quantidade.

“É possível projetar casas padrão popular acessíveis?”

Sim, é possível! Casas totalmente acessíveis necessitam de um espaço um pouco maior, mas é possível que moradias menores também usufruam dos benefícios de espaços pensados para a vida toda.

Como mencionamos, há pouca diferença no custo imediato de imóveis projetados para serem acessíveis em relação aos que não consideram estes aspectos. Além disso, caso não seja possível que o espaço seja 100% acessível, é importante que sua estrutura seja planejada de forma que ele seja facilmente adaptável. 

“Meu terreno não é plano, é acidentado. Posso ter um imóvel acessível?”

Sim, é possível encontrar soluções para a acessibilidade até mesmo em espaços com terreno acidentado. Neste material comentamos sobre o projeto da Residência Alphaville, projetada em terreno de grande declive e com soluções de acessibilidade em todos os ambientes.

A imagem mostra o projeto de uma residência em software 3D. A casa é vista pela lateral, é branca e tem dois andares. Pode-se ver uma escadaria no canto direito e, ao seu lado, um elevador . Algumas imagens de pessoas foram adicionadas à maquete para mostrar como seria a utilização do espaço.
A residência Alphaville possui soluções para garantir acessibilidade mesmo em terrenos com declive.
“Se eu optar por uma residência acessível, é obrigatório que todos os espaços sejam 100% acessíveis?”

Esta dúvida é bastante comum quando conversamos com nossos clientes no escritório. Há, por exemplo, pessoas que não gostariam de ter barras de apoio instaladas em seus banheiros no momento em que solicitam o projeto e, caso este seja o desejo do cliente, as barras não são instaladas, mas haverá espaço na estrutura do imóvel para instalá-las sem maiores transtornos caso seja necessário.

A grande questão é projetar a casa de forma a permitir o conforto e possibilitar ajustes futuros. Caso seja necessário em algum momento, a casa já foi projetada de forma a se adaptar facilmente a novas condições.

 

De forma geral, o primeiro ponto para a construção de uma casa para a vida toda é pensar os espaços a partir das pessoas: é necessário que o arquiteto responsável considere desde o início do planejamento quem irá fazer parte do dia a dia daquele ambiente, quais serão os principais desafios ao longo da vida, seus desejos e o que eles precisam para viver de forma plena porque só assim é possível criar soluções que abracem todas as suas necessidades, garantindo qualidade de vida e economia financeira.

A casa deve atender ao estilo de vida de seus moradores e, para isso, a estética é fundamental. Por isso, após definir quais serão as características necessárias para que o projeto se torne acessível a todos os moradores, o(a) arquiteto(a) responsável poderá combinar os recursos de design, que serão adotados nos ambientes, com o estilo e gosto pessoal do cliente, tornando a casa um espaço bonito, confortável, agradável, funcional e que proporcione saúde.

Por fim, esta decisão de investir  ou não em um imóvel  acessível tem forte relação com o seu planejamento familiar: você deseja uma casa para morar por um curto espaço de tempo, como 5 anos, e depois se mudar para outro espaço? Ou você deseja uma casa para a vida inteira, que se adapte às mudanças às quais estamos sujeitos? 

Esperamos que este material tenha sido útil para você compreender um pouco mais sobre projetos residenciais acessíveis. Se você possui dúvidas que não foram discutidas aqui ou deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato  com nossa equipe! Será um prazer orientá-lo(a) para a construção de um lar mais aconchegante e para a vida toda. Fale com nossa equipe pelo e-mail contato@studiouniversalis.com.br ou pelo WhatsApp (31) 98797-2392. Estamos à sua disposição!

Veja mais