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A fotografia mostra uma loja de roupas com piso de madeira. Na lateral esquerda, uma arara com diversas roupas em cabides, estruturas de madeira branca separam as araras. Ao fundo, uma bicicleta e a porta de vidro do estabelecimento. À frente da imagem, no canto superior esquerdo está a marca do Studio Universalis; abaixo, uma caixa de texto laranja com texto branco escrito "Arquitetura comercial", seguida por caixa branca com texto preto, escrito "Como definir qual o melhor momento para reformar seu estabelecimento comercial?". Nas laterais da imagem, elementos que representam piso tátil aparecem em laranja.

Se você possui um estabelecimento comercial, certamente essa é uma dúvida que  já deve ter passado pela sua cabeça: “Como identificar o melhor momento para reformar o espaço físico do meu comércio?”.

Este local, mais do que o espaço onde suas atividades comerciais ocorrem, é o cartão de visitas do seu negócio e o principal ponto de contato com o seu consumidor. Portanto, é imprescindível que ele esteja sempre bem conservado e transmita a imagem da marca de forma adequada ao público e é natural que muitas dúvidas surjam para tomar decisões relacionadas ao espaço. 

No material de hoje vamos te explicar os principais benefícios de uma reforma, como analisar o cenário do seu negócio e como tomar a melhor decisão em relação ao momento certo para realizar a reforma.

Vamos iniciar entendo quais os motivos que levam à necessidade de uma reforma: a reforma no ponto comercial pode ter diversas motivações: desde finalidades mais práticas, como adequação à normas e reparo de ambientes danificados pelo desgaste natural, até finalidades que visam modificar a aparência do espaço, trazendo novas funcionalidades ou novos ambientes. 

Uma reforma bem planejada e executada pode trazer diversos benefícios. Alguns deles são:

  • Mais funcionalidade

A reforma pode melhorar a disposição dos itens, de forma a valorizar os produtos e otimizar o uso dos espaços. Também favorece a circulação de pessoas pelo ambiente, fazendo com que os clientes fiquem mais tempo no estabelecimento.

  • Otimização do atendimento

O melhor aproveitamento dos espaços facilita na distribuição dos produtos, fazendo com que estejam mais acessíveis aos vendedores e clientes, além de facilitar a dinâmica dentro do comércio.

  • Clima de renovação que contribui para a motivação dos colabores

As reformas possibilitam um “clima de renovação”, que é capaz de instigar e motivar os colaboradores. Além disso, a organização do espaço favorece um desempenho mais elevado nas vendas, pois as pessoas trabalham melhor em ambientes bonitos, confortáveis e aconchegantes.

  • Atrair mais clientes

O clima de renovação também afeta fortemente os clientes. O simples ato de reformar o espaço instiga o consumidor a entrar para conhecer as novidades. Essas mudanças no espaço físico do seu comércio podem fortalecer a marca do seu negócio.

 

Avaliando o cenário para tomar a decisão

Antes de tomar a decisão de fazer ou não uma reforma, é preciso pensar em algumas questões para evitar preocupações e dores de cabeça, iniciando pela compreensão do espaço físico de um ponto comercial e quais suas finalidades. De forma geral, a arquitetura de um estabelecimento comercial possui dois principais aspectos:

A infraestrutura mínima, que deve fornecer as condições para que pessoas que trabalham no negócio consigam exercer suas atividades da forma correta. Neste primeiro núcleo, é necessário atender à legislação vigente e também às normas do corpo de bombeiros, específicas para cada região e tipo de estabelecimento. Este conjunto de elementos é pautado por exigências legais e, por isso, para não correr risco de autuações, é necessário ter a infraestrutura mínima.

O segundo núcleo diz respeito ao estado de conservação, aspectos visuais, funcionais e estéticos. O aspecto estético pode ser desenvolvido tanto para causar uma boa impressão ao cliente como para impulsionar o desejo de consumo. Não há uma recomendação universal para todos os estabelecimentos comerciais – há, inclusive, aqueles que não desenvolvem muitos os aspectos deste grupo -, pois ele está muito relacionado ao perfil da gestão e à relação que o estabelecimento possui com seus clientes.

É importante, para tomar a decisão de investir ou não em uma reforma, levar em consideração estes dois núcleos. Quando o estabelecimento não atende às normas, já temos um ponto de atenção que indica a necessidade de reformas, pois ele corre o risco de ser autuado e as punições não costumam ser brandas. Além disso, as adequações no espaço devem ser feitas com urgência, correndo o risco de o estabelecimento ser fechado pelo descumprimento da lei.

Para avaliar se é o momento certo de investir em uma reforma, olhe para os números e avalie a gestão do seu negócio. Se o estabelecimento não está tendo resultados favoráveis e não houve queda na qualidade dos produtos e serviços, é muito provável que tenha uma relação com o espaço físico e a reforma pode ser uma boa estratégia para reativar o público.

Além disso, algumas dicas podem te ajudar a perceber melhor como a reforma afetaria seu negócio em cada momento, e qual a urgência em realizá-la.

  • Analise as normas para pontos comerciais: leis municipais, estaduais e federais, para compreender se o espaço atende às normas. Se for um espaço alugado, é preciso compreender se a reforma é viável de acordo com o contrato de locação. Se forem possíveis as modificações, é preciso agir de acordo com a Lei 8.245/1991, ou Lei do Inquilinato, que define algumas condições para a reforma, dentre elas, a de que o inquilino não pode modificar a forma interna ou externa sem a autorização prévia do proprietário(a) imóvel. Para evitar maiores preocupações e dores de cabeça, é importante a leitura atenta destes materiais.
  • Analise o orçamento disponível: é possível contemplar os gastos de uma reforma com o orçamento que possuímos agora? Se não, em quanto tempo isso será possível?
  • Analise o impacto da reforma no funcionamento do negócio: algumas reformas exigem que a empresa fique fechada, sem produzir. Por isso é importante pensar no quanto essa mudança altera o funcionamento do estabelecimento.

Como definir o momento certo para realizar a reforma?

Após a ponderação e avaliação do cenário em que seu estabelecimento se encontra, separamos três pontos que determinam que este é o momento certo para que você realize a reforma no seu ponto comercial.

  • O momento certo é quando você percebe que não está atendendo à clientela que deseja;
  • Quando a estrutura física não permite que as pessoas que trabalham no estabelecimento consigam exercer suas funções de forma adequada; ou
  • Quando o estabelecimento não atende às normas e legislações em relação ao espaço físico.

A infraestrutura de um estabelecimento comercial, assim como qualquer imóvel, possui um período de vida. Com o uso e o desgaste, acaba perdendo atratividade e sua influência sobre o rendimento do comércio. As reformas devem acontecer periodicamente para garantir a sensação de novidade e manter a atratividade no estabelecimento. As reformas são estratégias comerciais para reativar e encantar o público e, por isso, devem estar previstas no planejamento estratégico do negócio.

Neste processo, a orientação de arquitetos(as) é importante para auxiliar os comerciantes a tomar as decisões mais adequadas à sua proposta. Se você tiver dúvidas para definir o melhor momento para reformar seu estabelecimento comercial, entre em contato conosco. A Equipe do Studio Universalis está à sua disposição para encontrarmos juntos as melhores soluções para seu negócio e promover, através da relação com os ambientes, experiências mais imersivas e encantadoras para seus clientes. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@studiouniversalis.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (31) 98797-2392 e vamos conversar!

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