O cenário pandêmico impactou drasticamente todos os setores da sociedade e o segmento de alimentação fora de casa foi um dos mais afetados. Estabelecimentos fechados ao público tiveram de se reinventar e gestores de empresa transformaram seus negócios para permanecerem abertos. Com isto, muitos estabelecimentos acabaram aderindo ao sistema de delivery, como forma de aumentar a fonte de renda e conquistar espaço no mercado.
De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, 48% das micro e pequenas empresas que registraram aumento de receita durante a pandemia conseguiram isso por investir em novas formas de atender seus consumidores, principalmente através do delivery e pegue-leve. Para o segmento de alimentos e bebidas, este dado é ainda mais expressivo: 92% das empresas que aumentaram seu faturamento no período aderiram ao modelo de delivery.
De forma crescente, a entrega de pedidos e retirada no local tornou-se um serviço que, além de garantir a manutenção do negócio, é uma forma de proporcionar seu crescimento mesmo em momentos de crise. E, de acordo com o Business Wire, este mercado deve crescer ainda mais e atingir, globalmente, o faturamento de US$ 154,34 bilhões no ano de 2023.
E as mudanças de comportamento do consumidor que ocorreram por conta da pandemia parecem ter reflexos no futuro: uma pesquisa da Galunion Consultoria mostrou que 21% dos respondentes deverão manter o hábito de pedir comida em casa após o fim do isolamento social. Além disso, 45% dos participantes da pesquisa afirmam que seguirão pedindo por delivery ou take away para reuniões com amigos e familiares em suas casas, mesmo quando os bares e restaurantes estiverem funcionando normalmente.
Com a retomada das atividades presenciais do setor de alimentação fora de casa, o delivery representa uma oportunidade de incrementar ainda mais o faturamento e buscar uma recuperação mais rápida do setor. Para isso, é preciso que a atuação tanto presencial quanto na entrega à domicílio seja muito bem planejada em seus aspectos logísticos e de espaços, de forma a entregar ao consumidor algo que vá além da alimentação – garantir uma experiência de consumo única.
Planejar a ambiência dos bares e restaurantes é tão essencial para o negócio como a qualidade das comidas e bebidas servidas e o atendimento prestado. Portanto, é necessário pensar em áreas seguras de delivery e atendimento pegue e leve, para que os clientes sintam-se confortáveis e aproveitem suas refeições. A seguir, apresentamos algumas sugestões de como organizar os ambientes, para que o empreendimento aproveite ao máximo as possibilidades de seus espaços e consiga aumentar seu faturamento entregando uma experiência de qualidade aos seus clientes.
Para o delivery, o ideal é possuir um espaço dedicado com acessos e circulações independentes do salão principal de atendimento ao público, por questões sanitárias e também por ser uma área muito operacional. É importante definir os fluxos de circulação, as rotas de saída dos pedidos e os acessos dos entregadores de forma que não afete a atuação do salão, já que, geralmente, o delivery tem uma rotatividade e fluxo de pedidos maior do que o salão.
Também é ideal que esta área seja separada do caixa, por conta do alto fluxo de dinheiro e de pessoas. Ainda, a organização do recebimento dos pagamentos pode ser feita com caixas distintos para o salão principal e para tele-entrega e retirada no local, de forma a evitar uma maior concentração de pessoas e otimizar as dinâmicas de funcionamento.
Para o take away, algumas recomendações são semelhantes: neste caso, o cliente vai até o estabelecimento, então é necessário ter um espaço planejado e preparado para recebê-lo e garantir uma experiência fidelizadora. Aqueles que possuem espaço podem optar por criar uma área separada, ou ainda, incorporar esse local com a área do bar. Este espaço é uma área de muitas oportunidades comerciais, pois o cliente aguarda a retirada do seu pedido e, enquanto espera, pode consumir um petisco, um drink ou um refrigerante, o que ocasiona o aumento das vendas para o estabelecimento.
Também é um espaço interessante para que o bar ou restaurante crie um canal de comunicação com seu cliente. Além de bancos e cadeiras para que o cliente possa esperar confortavelmente, sua área de espera pode contar com alguns cardápios, para que os consumidores possam folhear enquanto estiverem no ambiente. É um ótimo local para comunicar seu posicionamento enquanto marca, mensagens descontraídas, pratos e drinks da casa e também os eventos que já ocorreram em seu estabelecimento (especiais da semana, happy hour, entre outros).
Uma dica que é válida para todos os ambientes é dar visibilidade aos procedimentos de segurança adotados pela empresa. Utilizar elementos comunicacionais enfatizando a importância dos cuidados é uma forma de demonstrar a preocupação do estabelecimento com a segurança e saúde de seus consumidores, questões que estão sendo muito valorizadas e permanecerão sendo um diferencial percebido pelo cliente também no pós-pandemia.
Por fim, é importante que os espaços de circulação, em todos os ambientes, sejam bem definidos. Se possível, as entradas e saídas devem ser independentes para os diferentes usos, para minimizar o risco de contaminação cruzada e otimizar as operações do dia a dia.
Estas áreas estratégicas devem ser pensadas com bastante cuidado, para que uma atividade não atrapalhe a outra e para que o espaço seja otimizado. Com estas sugestões, é possível criar áreas realmente seguras para os sistemas de delivery e pegue e leve, para desta forma contribuir para uma retomada mais rápida das atividades do setor. A arquitetura fornece soluções capazes de unir a estratégia comercial e o bem-estar, pensando em espaços que proporcionem uma experiência de consumo capaz de superar as expectativas do seu cliente.
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