Skip to content

No ambiente corporativo, o intuito de trazer pessoas diferentes vai além de gerar diversidade na empresa. Ela pode resultar em um grupo de pessoas que, por terem vivências tão diferentes, se complementam e trazem novas perspectivas sobre os mais variados assuntos.

Segundo pesquisa da McKinsey & Company, empresa de consultoria americana, as companhias com mais diversidade têm 35% mais chance de retorno financeiro que a média do mercado. Isso demonstra que, apesar dos empecilhos do cotidiano empresarial, uma equipe formada por pessoas diversas gera resultados além dos convencionais. A mesma pesquisa também indica que igualdade de gênero é um indicativo de sucesso, podendo atingir até 41% de aumento na lucratividade das empresas que adotam este tipo de política de recursos humanos.

As causas sociais andam diretamente atreladas ao ambiente de trabalho. Apesar de constituírem 55,8% da população, o mercado contrata menos pessoas negras e com frequência as direciona para cargos de baixa relevância e remuneração, perpetuando o estigma da sociedade e sua dívida histórica tão presente até hoje. 

Quando falamos da contratação de pessoas com deficiência, até grandes corporações tem dificuldade para incluí-las porque, em grande parte das vezes, suas sedes não possuem ambientes de trabalho adequados para receber este público, indo no caminho contrário da diversidade.

Oferecer ambientes de trabalho acessíveis possibilita que a experiência de todos os funcionários seja produtiva e agradável, mostrando-se uma grande vantagem competitiva, já que além de gerar excelentes resultados, também aumenta o engajamento e a sensação de pertencimento. 

Para tanto, é preciso garantir que as pessoas possam chegar a seus postos de trabalho com segurança e que tenham condições de permanecer no local. Ou seja, acessos sem barreiras, mesas e bancadas de trabalho com equipamentos ergonomicamente adequados, bem como copas, refeitórios e instalações sanitárias que consigam receber todos os tipos de pessoas.

No entanto, para grande parte das corporações, ainda é difícil perceber o custo/benefício de ambientes inclusivos, que possibilitem o acesso a todos porque com frequência a acessibilidade é tratada partindo do ponto de vista da exceção, como se servisse apenas às pessoas com deficiência, quando deve ser pensada para todas as pessoas, independentemente de suas características físicas, motoras ou sensoriais.

Para além da lucratividade, o ambiente de trabalho torna-se acolhedor para os funcionários, melhora o clima organizacional pelo senso de responsabilidade social e cuidado da empresa para com as pessoas. O convívio com as diferenças apresenta resultados positivos, gerando uma experiência única de crescimento pessoal a todos os funcionários pela oportunidade de se conviver e aprender com pessoas que carregam suas histórias de vida. 

Pensando nisso, o Studio Universalis trabalha há mais de 10 anos com a missão de projetar espaços adequados para todas as pessoas, favorecendo e impulsionando a diversidade e a inclusão. Os projetos desenvolvidos em nosso escritório são pensados para transformar inclusão em lucratividade porque a arquitetura precisa ir além da parte técnica, ela tem que fazer parte da estratégia de negócios das empresas.

 

Veja mais